data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Guilherme Borges (Diário)
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma parte importante da prova que acontece no primeiro domingo, dia 17, e exige bastante dos candidatos em função disso. Na última semana, a Defensoria Pública da União até pediu o adiamento do exame por conta do avanço da pandemia. Porém, a Justiça Federal negou esse pedido na manhã de terça-feira.
Às vésperas do exame, Enem tem novo horário de acesso aos locais de provas
A tão sonhada nota mil nessa parte do exame é tarefa árdua. Além da boa gestão do tempo, a professora Renata Sartori alerta que é preciso conhecer as cinco competências (leia mais abaixo) que serão avaliadas no texto do candidato. Além disso, no site do Diário, ela dá dicas de como desenvolver a redação.
- Revisar a prova antes de passar a limpo, adequar o tema, cuidar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e o repertório científico e cultural, são as primeiras dicas para começar a redação - diz a professora.
VÍDEOS: professores de dois cursinhos lançam apostas de cada disciplina no Enem
Sobre a estrutura do texto, é necessário que o candidato reconheça o tema adequadamente, proponha e defenda uma tese - uma opinião a respeito desse tema - com base em argumentos claros e consistentes, e finalizar a escrita com uma proposta de intervenção. São no máximo 30 linhas de texto e, no mínimo, sete - menos que isso, zera a redação.
Para os professores do Pré-Universitário Popular Alternativa, além da atenção a estrutura do texto, o aluno deve estar atento aos acontecimentos factuais que circulam nos veículos de comunicação, que ajudarão no repertório vocabular e de conhecimento na escrita da redação. Os textos de apoio presentes podem nortear, mas o conhecimento sobre o que acontece no mundo é essencial.
Justiça Federal nega novo adiamento do Enem 2020
No início de janeiro, o Ministério da Educação lançou nas redes sociais uma dica sobre o tema da redação desta edição do Enem. A postagem ressaltou os investimentos feitos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na formação de professores. Isso pode indicar que o tema da redação desta edição da prova pode estar relacionado à educação (veja abaixo possíveis temas sugeridos pelos professores Pré-Universitário Popular Alternativa e do Doctor Pré-Vestibular).
Nos dias que antecedem a primeira prova é natural que os candidatos passem por momentos de ansiedade. Foi pensando nisso que, a convite do Diário, a psicóloga Bianca Zanchi Machado esteve no programa Direto da Redação para dar sugestões de como aliviar os sintomas do nervosismo pré-prova.
- É necessário dar uma freada e focar em resumos e coisas mais pontuais já estudadas, e não de aprender coisas novas - aconselha.
A profissional também alerta para os cuidados com a qualidade do sono e reserva de momentos para relaxamento físico e mental. Para isso, a indicação é não alterar a rotina.
Acompanhe dicas do Enem na TV Diário
Competências
avaliadas
- Dominar as regras da norma culta da língua portuguesa - É esta competência que avalia se o candidato aplica corretamente as regras gramaticais para a construção de um texto fluido, coeso e com bom vocabulário
- Desenvolver o tema corretamente e de forma articulada - É neste ponto que a banca analisa se o candidato identificou o tema corretamente e soube desenvolver argumentos que dão consistência à tese defendida
- Argumentar com clareza e coerência - Mostra se o candidato planejou o texto e pensou em uma ordem lógica de informações relevantes para o desenvolvimento da tese
- Conhecimentos linguísticos - O corretor de texto avalia a forma como o candidato encadeia o texto e a forma que o candidato escolheu para dar coesão a essas ideias
- Proposta de intervenção - Aqui o candidato deve fazer uma proposta de intervenção para o problema identificado e que se conecte com os argumentos usados ao longo do texto
15 possíveis Não perca essas dicas temas para a redação
- Doação de sangue
- Novas estratégias de ensino e aprendizagem
- Desafios e transformações da educação
- Formação de professores
- Eletricidade no cotidiano
- Cultura do cancelamento
- Meio ambiente (agrotóxicos)
- Educação financeira
- Mobilidade urbana
- Saúde mental
- Soberania Nacional (relações exteriores)
- Redes sociais
- Tecnologias da comunicação
- Sedentarismo
- Cuidados com a alimentação